domingo, outubro 07, 2007

Coma devagar!

Quem come muito rápido, normalmente saboreia menos o alimento e demora mais tempo para ter saciedade. Como consequência, come mais, o que a médio prazo pode levar o indivíduo a engordar, ganhar peso em massa gorda, sempre considerando-se os aspectos individuais (genética, atividade física, sexo, idade, etc).

Deve-se mastigar devagar e em média 15 vezes cada porção (cada bocada), levando à boca pequenas porções. Mastigar mais os alimentos, além de proporcionar mais saciedade, torna a digestão mais fácil, evitando a sensação de má digestão.

É importante também evitar alimentar-se em ambientes e situações que absorvam a sua atenção, (ler, assistir TV, conversar ao telefone). Dessa forma você não se concentra no ato de comer, mastigar, perde a noção de quantidade e não presta atenção ao sabor do alimento, o que, dependendo do seu estado emocional, o fará mastigar mais rápido e comer mais.

Evite ficar mais do que três a quatro horas sem se alimentar, pois os níveis de glicemia (glicose sangüínea) diminuem, estimulando a fome. Por isso é importante adotarmos uma alimentação equilibrada e fracionada a fim de oferecer todos os nutrientes que o organismo necessita evitando episódios de compulsão.

Lembre-se: a pressa é inimiga da saciedade. Isso sim pode ajudar a engordar.
Dicas que estamos “carecas” de saber hehehe, mas que é difícil realmente fazer sempre, quem não gosta de comer vendo TV? E quando estamos atrasadas comemos tão rapidamente né? Então vamos deixar o nosso tempinho reservado para as refeições hein.

PEQUENOS HÁBITOS SAUDÁVEIS QUE FAZEM A DIFERENÇA!!!

Goiaba e frutinhas

4 comments:

Luiza disse...

Procuro sempre ter esses hábitos!

Luiza
estrela50.blogspot.com
Brasília - DF

Cintia disse...

é verdade...
o certo é comer alimento por alimento e saborear... Assim comemos menos sentindo o mesmo prazer...
Bjoks

Crazy Girl disse...

Ola meninas... concordo plenamente... tenho tentado seguir esse ritmo de vida e saborear os alimentos ao inves de comer, é bem dificil e exige muita paciencia de nossa parte, mas é o que precisamos fazer pra conquistarmos o nosso tao sonhado "peso ideal". Muitos beijos e uma otima semana.

Nane disse...

olá, estou adorando as dicas da blogstars light. O meu nome é Giovanna, moro em Phoenix, EStados Unidos e o endereço de meu blog é
www.emagrecimentodagiovanna.com ou
http://emagrecimentodagiovanna.blogspot.com/. Esse blog é novo e estou começando a minha reeducação alimentar agora e espero muito contar com o apoio de todos vcs. bjs e obrigada!!!Espero receber muitas visitas ok. bjs e ate mais.