quarta-feira, outubro 10, 2007

Alimentação correta !!!

Prato (bem) feito, O mínimo necessário


Para uma mulher ativa e saudável que quer manter o peso e se sentir bem disposta, recomenda-se a ingestão de 1800 a 2000 calorias diárias. Essa quantidade deve ser dividida entre todos os grupos de alimentos para que o organismo tenha não apenas energia mas nutrientes suficientes para funcionar direito. Confira o que (e quanto) você precisa em um dia, de acordo com os nutricionistas...

* Carboidratos (massa, pão, batata, arroz e cereais, de preferência integrais): três vezes ao dia. A porção pode ser três colheres de aveia, três colheres de arroz ou duas fatias de pão, por exemplo.
*Verduras e legumes: duas vezes ao dia. O tamanho das porções está liberado, mas, se for cozinhá-las, utilize pouco óleo.

*Carne, frango ou peixe: duas vezes por dia. Uma dessas porções pode ser de presunto magro, peito de peru ou atum, em um sanduíche. Mas é importantes que, ao menos uma vez por dia, você coma pedaços mais consistentes de carne, assada, grelhada ou cozida.

* Leite desnatado: no mínimo dois copos por dia. Um copo pode ser substituído por um pote de iogurte ou uma fatia média de queijo branco.

* Frutas: três unidades por dia. Você pode escolher quando consumi-las, o importante é não devorá-las de uma só vez.

* Água: a medida mínima deve corresponder a 1 mililitro por caloria consumida. Se você come cerca de 2000 calorias, deve tomar pelo menos 2 litros de água por dia.
E se não comer o que preciso?
Uma alimentação deficiente em calorias, vitaminas e minerais pode interferir no seu pique. “Quem não come bem se sente cansada e sem disposição”. E mais: sua imunidade vai lá para baixo, o que facilita o surgimento de doenças.

Stress, dor de cabeça e nervosismo também podem ser sinais de que algo anda errado no seu prato. Além desses sintomas, esteja atenta a outros sinais do seu corpo: intestino preguiçoso, barriga endurecida ou sensação de mal-estar durante a digestão indicam falta de fibras. Nesse caso, capriche nas frutas, vegetais e cereais. Se sente muita sede, faz pouco xixi e o cabelo e a pele andam secos, deve estar faltando água. A musculação não está trazendo resultados? Pois saiba que a deficiência de alimentos construtores e energéticos (proteína e carboidrato) pode prejudicar a construção dos músculos e o enrijecimento da pele.

Como chegar lá
O primeiro passo é fugir do fast food. Se comer tudo o que o seu organismo precisa mais o sanduíche e a batata frita gordurosos e pouco nutritivos, você vai engordar. Aposte na variedade: quanto mais colorido o seu prato, mais nutrientes contém. As substituições devem ser feitas dentro do mesmo grupo de alimentos, para não exagerar em alguns nutrientes e deixar outros de lado.
Os lanches entre as refeições são indispensáveis, por isso, carregue na bolsa frutas, barras de cereais ou até um chocolate, por que não? “Uma dose de prazer por dia diminui a ansiedade e evita ataques compulsivos à geladeira. Tudo é permitido. Basta ter bom senso”...


É isso meninas, uma alimentação saudável não precisa ser sem graça...Para dar sabor aos alimentos e substituir ou reduzir ao máximo o consumo de sal, temperos naturais são grandes aliados. Dentre os temperos estão: salsinha, cominho, páprica, alho, orégano, alecrim e tempero desidratado para churrasco. Tudo sem sal, mas que confere um sabor todo especial a comida. Esqueça os temperos prontos industrializados, pois eles contêm sal e gorduras !!!

E Lembrem-se sempre: Uma alimentação saudável não é aquela que pesa no estômago e dá a sensação de saciedade, e sim aquela que nos dar mais qualidade de vida!!!
*******************************
Aviso !!!
Estamos no orkut, que quiser entrar p/ nossa comunidade, aí está o link:
A comunidade foi criada p/ unir todos os Blogs Lights! E para receber tb aqueles com um único grande motivo: Emagrecer!
Vamos unir um mundo de Links, dicas, conselhos e muitos, muitos kilos a menos!!!
Sejam bem vindas!!!
Esperamos vcs lá!
As meninas que pediram p/ adicionar seus blogs aqui, não se preoculpem, já estamos providenciando! Só basta que nos deixem a informações pedidas ao lado, no nosso perfil!!!
Esta semana já teremos alguns novos participantes na nossa listinha!!!
Aguardem!

Beijos...

Cereja e frutinhas...

3 comments:

Anónimo disse...

quero fazer parte e o primeiro passo escrever um comentário aqui esta ele...

Anónimo disse...

Ola quero fazer parte da Blstars light!!!
Re laskmi
http://projetoemagrecer.zip.net

Dy :) disse...

Gostei muito do blog e gostaria de fazer parte desse mundo light...tenho um casamento marcado por isso tenho que perder peso rapidamente

Bjs

Diana
http://confissoesde1amulher.blogspot.com/