quinta-feira, setembro 07, 2006

Arroz branco? Troque pelo integral!
Muitos ainda resistem ao seu sabor diferente, mas o arroz integral é essencial para a boa alimentação e pode ser delicioso

Diante dos benefícios que o arroz integral proporciona, nutricionistas sugerem a imediata substituição do acompanhamento mais comum nas mesas brasileiras: do arroz branco para o integral. Vale a pena tentar habituar o paladar e, gradativamente, substituir o cereal refinado em definitivo, nas refeições. Uma boa dica é misturar as duas qualidades de arroz e com o tempo ir diminuindo a proporção do branco, até que você esteja comendo apenas o integral. Não custa fazer o teste de adaptação e caso acostume, estará melhorando muito o nível de sua alimentação.
O índice calórico entre os dois não varia muito, mas as vantagens são inúmeras. Meia xícara de arroz integral tem cerca de 100 calorias contra 105 e 110 do branco. Porém, quando o arroz não é refinado, uma grande quantidade de componentes benéficos para a saúde é preservada.
O branco é só carboidrato!Em sua versão integral, o arroz não perde as propriedades nutritivas e energéticas, pois mantém a película interna (endocarpo) rica em vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas. "Essas qualidades se perdem no processo de refinamento", previne a nutricionista Cristiane Ruiz Durante (SP). Este grão também é fonte de carboidratos e proteínas. A nutricionista Patrícia Rebelo (SP) explica que "para chegar ao produto final do arroz integral, apenas a primeira casca é retirada. Já o arroz branco passa por um processo de refinamento que limpa o grão, restando apenas os carboidratos".
O farelo perdido no processo de industrialização do arroz branco é importante para o bom funcionamento e para prevenir o câncer do intestino. "O uso cotidiano beneficia todo o organismo, favorece a qualidade sangüínea e a resistência orgânica e imunológica", diz Cristiane.
Dentre as vantagens para a saúde no consumo deste cereal, sem o refinamento, estão a formação de músculos e tecidos e a redução do colesterol. "Ele possui vitaminas dificilmente encontradas em outros alimentos", reitera Patrícia Rebelo, uma fã ardorosa do arroz.
Veja aqui ao lado!A composição do integral é, como o próprio nome diz, mais completa, se comparada ao branco. "Ele possui três vezes mais fibras do que o industrializado, cinco vezes mais vitamina E, além de 4 vezes mais magnésio", contabiliza Cristiane Durante. Tantas fibras ajudam na digestão. Porém, como nada é perfeito, lembre-se de mastigar bem esse cereal, pois sua grande quantidade de fibras pode causar o acúmulo de gases no intestino, se a mastigação não for bem feita. As nutricionistas, Patrícia Rebeleo e Cristiane, aconselham a inclusão do arroz integral ao cardápio diário de toda e qualquer pessoa.

Arroz integral com shoyu e gengibre
INGREDIENTES? 2 xíc. (chá) de arroz integral ? 1/2 xíc. (chá) de shoyu ? 1 col. (sopa) de gengibre em pedaços ? 2 dentes de alho amassados ? 4 col. (sopa) de cebolinha picada ? sal a gosto
MODO DE FAZER 1. Lave o arroz e coloque-o na panela de pressão. Adicione as 3 xícaras de água, o sal e misture. Tampe a panela e leve ao fogo. 2. Assim que pegar pressão, reduza o fogo e cozinhe durante 10 minutos ou até que o arroz fique macio. 3. Retire do fogo e deixe descansar por mais 10 minutos antes de abrir a panela. Misture em uma tigela o molho de soja, o gengibre, o alho e a cebolinha. Sirva o arroz acompanhado do molho.

Pela Mango, retirado da revista DIETA JA

15 comments:

Anónimo disse...

olá pessoal,
Adora esse blog, ele e sempre cheio de novidades...
Bjos...
E sucesso...

Su disse...

Adorei esse artigo! Vou já ao supermercado procurar arroz integral para experimentar... Parece-me óptimo! :)

Anónimo disse...

Olá, blogueiras!
Parabéns pelo blog e pela iniciativa! Desejo sorte e sucesso a vocês.

Mantenho um blog chamado KILODRAMA onde tento contar com humor o que passa alguém fora do peso ideal (gordo ou magro) no seu dia a dia.

Seria legal se aparecessem e contribuissem!

Espero que o façam e se divirtam!

Obrigado!

Alexandre

Bartira Betini disse...

oi! respondi o questionário e já peguei o selinho (que é lindo) e coloquei no meu blog tá? aguardo contato de vcs. beijocas

Anónimo disse...

Olá! Tudo bem? Sou nova no pedaço e adorei seu blog. Também estou na "fase" gordinha e no momento sem estimulos para emagrecer. Só estou comendo.
Abraços e admiro vocês nessa luta. Parabéns!!

Patrícia Pêra disse...

Ola blogstars,

adorei o conceito do vosso blog.
Gostava que viessem visitar o nosso, é apenas sobre fruta e já vi que por aqui também há muitas adeptas de fruta.

Anónimo disse...

Ola...
eu estou linkada ai do lado mas gostaria de mudar o blog cadastrado pq nao vou mais atualizar aquele lá...está me dando enorme trabalho ter dois! irei juntar tudo!
Entao qnd possivel, atualizem para http://lilibolero.blogspot.com com o nome Lili Bollero.
Obrigada e boa semana

Anónimo disse...

Ola...
eu estou linkada ai do lado mas gostaria de mudar o blog cadastrado pq nao vou mais atualizar aquele lá...está me dando enorme trabalho ter dois! irei juntar tudo!
Entao qnd possivel, atualizem para http://lilibolero.blogspot.com com o nome Lili Bollero.
Obrigada e boa semana

Anónimo disse...

Ótima a dica! Já estou fazendo isso! ;-)

Gostaria de saber como mando o questionário pra participar!

Meu blog é o: http://renatafbarros.zip.net/

Limora disse...

Oi Blogstars!

Sempre gostei de arroz integral e adorei a receita. Nunca fui uma natureba chata, mas tem muita coisa natural que é realmente gostoso e ôpa! ainda faz bem pra saúde!

Acho o blog super legal e sempre sou uma passadinha aqui. Parabéns!

Bj

Aline

Limora disse...

Oi Blogstars!

Sempre gostei de arroz integral e adorei a receita. Nunca fui uma natureba chata, mas tem muita coisa natural que é realmente gostoso e ôpa! ainda faz bem pra saúde!

Acho o blog super legal e sempre dou uma passadinha aqui. Parabéns!

Bj

Aline

Anónimo disse...

QUESTIONARIO P/BLOGUEIRAS LIGHT
1-FEMININO-28ANOS-1,62
2-VIVO COM MEU NOIVO
5-NAO,O AMOR POR MI MESMA MI AJUDOU AO PROCESSO.
6-ITALIA
7-NAO
8-SIM E MUITO!!!!
9-AJUDAR E SER AJUDADA DAS PESSOAS QUE ESTAO PASSANDO PELO MESMO PROBLEMA
10-SIM ,PORQUE PRA PERDER PESO NAO è COISA FACIL!!!è DIFICIL PORQUE PRECISA TER MUITA DETERMINAçAO.
11-UMA VOLTA
12-AS ESPERIENZA DE CADA DIA EM RELAçAO A COMIDA OU ALIMENTAçAO.
13-FOTO DE COMIDA
14-GOSTO DE LER TUDO ,MAIS PRINCIPALMENTE OS ARTIGOS DE ALIMENTAçAO
15-FOSSE ELA NAO TEM TEMPO PRA RESPONDER RSRSRS
16-ACHO QUE SIM ,TEM VEZES QUE AMIZADE VIRTUAL SE TRANSFORME REAL ,ISSO è MUITO BELLO
17-NAO
18-ACHO QUE UNS 10KG!!!
19-DE VEZ EM QUANDO ,EHEHE EU NAO SOU DE FERRO RRS
20-SIMPLES MAS VERDADEIRAS
MEU BLOG è HTTP://PUPACCHIOTTA.BLOGSPOT.COM
BEIJOS

Anónimo disse...

Ola!!!! adorei o blog!!!! eu tenho comprado apenas arroz integral... eu adoro!!! como eu faço para participar da blogstar? para onde envio o questionario... bjs

Anónimo disse...

como faço para preencher o seu questionario de inscriçao?

Débora disse...

Oi Gente! Segue meu questionário respondido!!!!!
Já colei um selinho de vcs no meu blog.
Bjos e aguardo uma visita!!!


Seu sexo? Idade? Altura?
Feminino. 27 anos. 1.61

Solteiro/a? (ir a questao 4) ou namorando; casado/a? (ir a questao 5)
solteira

Quantos quilos ja perdeu ou quer perder no total?
quero perder 29 kg a princípio.

Sente que esta sozinho por ser gordinho/a?
Não. Já namorei muitas vezes e sempre fui gordinha, mas
quero muito mudar tudo isso. No momento estou sozinha.

O seu amor o/a obrigou/ajudou/nao ajudou no processo?

Em que pais reside?
Brasil

Sente que ha grupos no seio das blogueiras? (por nacionalidade, por meta...)
Iniciei agora com este objetivo. Mas como já tenho blog há muito tempo,
sei que sempre existem grupos.

O que voce considera ser um blog light?
Um local de incentivo para todos que querem emagrecer.

O que te faz ter um blog hoje?
Ter inspirações para prosseguir na dieta, me manter informada sobre
receitas, ante e depois, alimentos saudáveis...

Ha diferença com as pessoas que querem perder 5 quilos e com as pessoas que querem perder 50? Sente que têm a mesma legitimidade?
Diferença há, claro, mas se os objetivos forem sério não vejo pq não
haver legitimidade. Quero perder 29 pq sei que preciso. Se alguém
que precisa perder 5 tb sente que precisa, então estamos no mesmo
barco.

Quantas vezes você se pesa por semana?
Vou me pesar 1 vez por semana.

O que nao pode faltar num blog light? (tabela? régua? fotos do antes e do depois? o cardapio? outros detalhes?)
acho que não pode faltar uma régua mostrando o peso;
as medidas e depois de um tempo as fotos do antes e do depois.

Que accessorios você nao vê como sendo necessarios num blog?
aí depende de cada pessoa...

Você gosta de ler artigos de revista nos blogs ou somente os posts pessoais?
Leio ambos e quando são de revistas costumo ir no site para ler
a reportagem toda.

O que você acha de comentar no blog de um/a blogueiro/a e essa pessoa nunca te responder?
Nossa, acho isso péssimo!!! Comecei agora e ainda não recebi nenuma visita
Acho que responder quem te deixou msg é um exemplo e incentivo tb.

Voce sente que tem verdadeiras amigas na blogosfera light?
Ainda não

Voce ja conheceu alguma blogueira pessoalmente? se sim, a vossa relaçao melhorou ou ficou igual a antes?
não conheci ainda

Se nao fosse a esfera, você ja teria perdido tantos quilos quanto perdeu?
ainda estou começando, mas já estou muito animada!!!!

Voce e os deslizes: é frequente? acontece de vez em quando? é raro?
É frequente.... mas eu sempre tento balancear no dia seguinte!!! rs

Se voce pudesse definir o seu blog em 3 palavras, quais seriam?
Incentivo, determinação e confiança