sábado, julho 15, 2006

Passo n°3. Escolha alimentos de índice glicémico baixo

O índice glicémico mede a quantidade de açúcar que ?entra? na corrente sanguínea após a ingestão de um alimento que contenha hidratos de carbono. O valor mais elevado é 100 e é atribuído à glicose, tendo o açúcar (constituído por frutose e glicose) o valor 70.
Inicialmente, este índice foi criado para os diabéticos poderem controlar os seus níveis de açúcar no sangue, mas, desde que se descobriu que a insulina estava directamente relacionada com a acumulação de gordura corporal e com uma série de problemas de saúde, incluindo cancro, a sua utilização estendeu-se a outros campos.
Assim, sempre que escolhermos um alimento rico em hidratos de carbono, devemos preferir vegetais, frutas da época (maçã, pêra, pêssego, morangos, citrinos), leguminosas (feijão, grão, lentilhas e soja) e cereais integrais (flocos de cevada integral, aveia integral, massas integrais, arroz integral e pão integral) e evitar cereais refinados, frutas tropicais e, obviamente, açúcar e doces.
Além disso, para que o índice glicémico seja ainda mais baixo, é aconselhável ingerir hidratos de carbono com uma fonte de proteína magra e uma pequena quantidade de gorduras essenciais. A título exemplificativo, apresentam-se as seguintes sugestões:

  • Flocos de cevada ou aveia ao pequeno almoço com leite magro ou leite de soja, framboesas, amoras ou morangos e algumas sementes (linhaça e/ou abóbora).
  • Fruta ingerida como um snack entre as refeições principais, acompanhada de iogurte e algumas nozes ou amêndoas (como já foi atrás referido).
  • Arroz integral ao almoço com peito de perú ou de galinha acompanhado de salada de vegetais temperada com azeite e óleo de linhaça.
  • Peixe gordo ao jantar com bastantes vegetais.

Este é o 3° topico desta serie para vencer a gordura :) espero que gostem.

MANGO.

5 comments:

Marina disse...

1.Sexo: fem/Idade:24/Altura: 1,68
2.Namorando
3.Quero perder: 15kg
4.Mesmo estando namorando me sinto mto mal com a situação pelo meu namorado também
5.Meu amor me incentiva
6.Brazil
7.Não sei, acabei de conhecer o site
8.Considero ser um blog light, um blog que traga informações saudaveis, dicas de saúde
9.A necessidade me sentir bem comigo, elevar minha auto-estima
10.Não vejo diferença ainda
11.Faz tempo que não me peso, só quando vou ao médico
12.Tabela, dicas, depoimentos de quem alcançou o objeitvo desejado
13.Acho tudo necessário para ajudar
14.Gosto de ler tudo, artigos e posts
15.Não me importo com isso
16.Não sei, acabei de conhecer o blog, mas espero encontrar amigas verdadeiras aqui
17.Não
18.Não posso responder ainda pois acabei de conhecer o site
19.Frequente, principalmente por causa da dependencia do chocolate
20.um diário, um amigo, uma meta

Meu blog: http://doispesoseduasmedidas.blogspot.com

Anónimo disse...

1)Sexo:F; Idade:27; Altura: 1,65cm;
2)Solteira;
3)Minha meta inicial é sair dos três dígitos;
4)Sim. A obesidade cria um escudo;
6)Brasil;
7)Ainda não estou bem informada a esse respeito, mas já ouvi falar da Blogosfera Light;
8)Eu acho que um blog light não é só aquele que fala de dieta, mas sim o que procura falar de vida saudável (corpo e mente);
9) Quando escrevo visualizo melhor minhas metas. Além disso, o apoio de pessoas que passam pelos mesmos problemas que vc é fundamental;
10) Acho que sim. Quem precisa perder mais de 30 kgs vive uma realidade bem mais difícil, pois tem a questão dos problemas de saúde;
11)Não costumo me pesar, mas pretendo fazer isso uma vez por semana;
12) Acho importantes a tabela e o cardápio;
13)Acho que isso vai muito do gosto de cada um...
14)Gosto de ler nos blogs;
15)Acho que se a pessoa puder responder será muito bom, mas quem escreve não pode fazer isso na condição de receber uma resposta... A pessoa pode não ter tanto tempo pra responder,quem escreve tem que pensar nisso;
16)Espero fazer verdadeiras amizades, por isso estou aqui!
17)Nunca conheci nenhuma blogueira pessoalmente;
18)Ainda não posso responder essa pergunta;
19) Cometo deslizes com frequência;
20)Meu diário, meu conselheiro, meu incentivador

Anónimo disse...

1-Feminino/29anos/1,63 de altura
2-Noiva
3-Quero perder 29kg a princípio
5-Sim, sempre me ajudou ele também precisa emagrecer.
6-Brasil
7-Acho que naum.
8-Um blog com o objetivo de receber ajuda nesse processo de emagrecimento
9-Para acompanhar meu emagrecimento e eceber apoio e ajuda
10-Eu acho que naum existe diferença, cada um sabe oq precisa pra ser mais feliz.
11-Me peso todo dia.
12-Acho que esses são os principais, acho também que deve conter o dia-a-dia, sentimentos...
13-Naum sei, fotos muito pesadas
14-Leio tudo relacionado
15-Se a pessoa naum me responder eu naum comento mais, acho falta de educação.
16-Estou começando agora, naum conheço ninguém ainda.
17-Ainda naum
18-Estou começando agora.
19-De vez enquando.
20-feito com carinho

Anónimo disse...

-fem, 29anos,1,68m, casada

-quero perder 7 quilos

-meu marido ajuda comprando coisas light

-Brasil

-não estou muioto informada a respeito disso

-considero um blog light aquele que da dicas e apoia as participantes

-objetivo de ter apoio para emagracer e compromisso tb


Há sim dieferença em quem quer 5 ou 50, no começo é mais fácil emagrecer, qiuando chega os ultomos 5 kilos acho que da vontade de relaxar e desistirt

-eu passei por isso

-me peso 1 x por semana

-isso tudo que esta escrito não pode faltar num blog light

-eu gosto de todos os acessorios, depende do gosto de cada uma.

-leio tudo dos blogs

-não acho legal, precisamos do incentivo umas das outras

-sinto que a qui a amizade é verdadeira sim!

-não coneci ngm pessoalmente

-a esfera ajuda, mas estou coemçando a dieta agora

-os deliszes acontecem de fds

-definiria um blog: compaheiro, solidário e comprometido

Anónimo disse...

Oi, vim te desejar um ótimo domingo, bjusssssss.........