quarta-feira, maio 30, 2007

Soja: com conta, peso e medida

Fonte: Hoje em dia, a soja é um alimento que entrou na moda, sendo que já é possível encontrar produtos de soja com grande facilidade. Conheça as vantagens e desvantagens deste alimento. A soja é um alimento que encerra características diferentes das outras leguminosas secas, como o feijão, o grão ou a lentilha. Concretamente, o feijão de soja apresenta um teor proteico superior e é um alimento mais completo, contendo todos os aminoácidos essenciais. Mas atenção: não se confunda esta composição com o conceito de alimento completo «porque tal não existe, nenhum alimento isolado possui todos os nutrientes de que necessitamos», ressalva a nutricionista Florbela Mendes. Uma das situações mais comuns em que ouvimos falar de soja, por exemplo, é quando vamos a um restaurante chinês. E são inúmeros os pratos na ementa confeccionados com… rebentos de soja. No entanto, em certos conceitos da cozinha chinesa há o célebre «tofu», que tanto agrada particularmente a vegetarianos, mas não em exclusivo. «O ‘tofu’ é feito a partir do leite de soja, sendo muito parecido com o vulgar queijo fresco. Este produto de soja oferece qualidades proteicas e é também excelente fonte de cálcio, sem gorduras saturadas.» Este último aspecto assume importância no âmbito das doenças cardiovasculares, grande causa de morte e invalidez nas sociedades modernas ocidentais. O colesterol alto (total e LDL), como é cada vez mais do domínio de quem está minimamente informado, é uma das consequências responsáveis pelo crescimento daquele tipo de patologias. «Há estudos publicados que atribuem à proteína de soja a propriedade de substância chave no combate ao chamado ‘colesterol mau’ (ou LDL) e na ajuda ao ‘colesterol bom’, o HDL, quando consumida em substituição das carnes, que possuem gorduras animais saturadas», refere a nutricionista.

6 comments:

Anónimo disse...

Oii meninas!!
Gostaria de participar das Blogstar Light!
Sou a Nathy e meu blog é: www.rumoaos50.zip.net
Se eu puder participar, me avisem?
Um abraço.

Mikas disse...

Eu não sou muito adepta da soja, as coisas não me sabem normalmente. Eu sou a Mikas e o(s) meu(s) blog(s) é(são): http://querovoltaraser.blogspot.com (e http://cantinhodamikas.blogspot.com)
To a tentar voltar à minha dieta, estou farta de ser rechonchuda. Sou de Aveiro - Portugal.

Bjinhos *

Mônica Moranguinho disse...

bAH AMO SOJA......amo soja feito feijão e tb a fibra texturizada de soija é ótimo ai faço tipo almondegas sab???fika uma delicia..hihihiihih


Bah queria participar tb da blogosfera..

Meu nome é monica, moro em Chapecó SC, tenhu 21 anos estou com 102kg atualmente...

meu blog é http://euqueromeamar.blogspot.com


Se der pra me add me avisem..

um bjux e obrigada desde ja...

Anónimo disse...

Olá! vim deixar meu comentario e me inscrever no blogstar light!
Meu blog é o www.decidindoemagrecer.zip.net
Meu nome é Juliana, tenho 23 anos e moro no Rio de Janeiro - Brasil
Beijinhos

Marta Oliveira disse...

oi
eu sou a Marta e já participo do blog
só vim aqui para pedir para mudarem o endereço do meu blog
é que eu fiz outro e não uso mais aquele
mude de: http://abalancameodeia.zip.net/


para:http://devagaresempre-martinha.blogspot.com/


Por gentileza


Bjos

Andrea Arruda Bastos disse...

Oi Gurias, ai vai meu blog, novinhos em folha!!

Andréa Arruda, São Leopoldo - RS
Beijossss
andreasoprosamigos.blogspot.com/