quarta-feira, novembro 22, 2006

Anorexia - Duas tragédias numa semana
Magreza volta a matar
Ana Carolina radicalizou a dieta quando tinha 50 quilos e lhe chamaram obesa. Morreu com 40 quilos A proximidade das mortes da modelo Ana Carolina Reston, de 20 anos, e da estudante de moda Carla Sobrado Casalle, de 21 ? ambas vítimas de anorexia ?, accionou o alerta vermelho entre os representantes das principais agências de modelos brasileiras, que não tardaram a estipular novas normas para a contratação de modelos: exigência de atestado médico, exames ao sangue e vestir, no mínimo, tamanho 38.

Fátima Lopes, estilista e proprietária da agência de modelos Face, considera a medida ?disparatada?. E justifica-se: ?A anorexia é uma coisa que se vê, não são necessários atestados?. A estilista acrescenta, contudo, que a doença não é um ?problema real? na moda portuguesa. E, lá fora, se existe, deve-se à falta de acompanhamento. ?São agências muito grandes, com muita gente, e, por isso, não há tempo para conhecer de perto os manequins?, afirma Fátima Lopes, que garante conhecer todos os modelos da Face pelo nome.

?As manequins, regra geral, são raparigas muito novas, quase crianças, que têm conflitos e precisam de ajuda?, afirma a estilista, que, ao longo da carreira, nunca se deparou com um caso de anorexia. ?É claro que, por vezes, ouvimos desabafos de manequins que andam preocupadas porque fizeram asneira e têm de perder uns quilinhos, mas tudo dentro da normalidade, nada de excessos?, adianta.

Opinião semelhante tem David Simões, da agência DXL. ?A anorexia é mais fácil de detectar do que se julga. Um modelo anoréctico fica feio, com mau ar?, afirma o especialista, que trabalhou vários anos em Hong Kong e Paris, onde pôde constatar que a realidade relativamente à obsessão com excesso de peso é bem mais grave do que a nível nacional. ?Muitas modelos estão entregues a si mesmas, sem pais, sem acompanhamento?, conta David Simões, que, em Portugal, ao longo de 20 anos de experiência em moda, conheceu apenas um caso de anorexia. ?As nossas agências são mais familiares e, por isso, estão mais atentas?, justifica. Apesar disso, não tem dúvidas: ?É sempre importante que se tomem medidas de combate à doença?, defende.
A médica Alexandra Bento, presidente da Sociedade Portuguesa de Nutricionistas, considera que a sociedade actual continua a fazer tentativas desenfreadas para alcançar a imagem ideal, cometendo, por isso, erros. ?Fazem-se alterações face ao comportamento alimentar normal, levando a que ocorram deficiências no organismo a nível nutricional?, adianta. O limite, garante, é a morte.

Motivo suficiente para levar a especialista a aplaudir as normas adoptadas pelas agências brasileiras. ?Primeiro, pela saúde delas próprias, porque o conceito de imagem ideal é muito diferente de imagem saudável. Depois, porque acaba por ser uma forma de dar o exemplo às adolescentes comuns que lhes seguem o exemplo?, justifica.

A ÚLTIMA VÍTIMA TINHA 21 ANOS
Três dias depois de ter sido abalado pela notícia da morte da modelo Ana Carolina Reston Macan, de 20 anos, por anorexia, o Brasil é surpreendido por outra tragédia semelhante. Carla Sobrado Casalle, de 21 anos, estudante de moda, morreu no Hospital da Beneficência Portuguesa de Araraquara, a 273 quilómetros de São Paulo, vítima de paragem cardíaca e outras complicações decorrentes da anorexia.
Carla tinha sido internada na segunda-feira, depois de se sentir mal em casa. Uma segunda paragem cardíaca matou-a na quinta-feira. De acordo com Ilka Sobrado, tia da jovem, ela pode ter morrido por ingestão excessiva de medicamentos. Apesar de estar há cinco anos a ser acompanhada na tentativa de se curar da anorexia, Carla, afirmaram familiares, supostamente também obtinha remédios para emagrecer através da internet.
Com 1,74 m de altura e manequim tamanho 34, Carla pesava pouco mais de 50 quilos, mas, mesmo assim, achava-se gorda e fazia qualquer coisa para conseguir atingir o máximo de magreza possível. Ela chegou a pesar menos de 46 quilos, contaram a jornalistas várias amigas, que atribuem a anorexia da infortunada jovem ao preconceito sofrido na infância, quando, por ser gordinha, era alvo de provocações dos colegas de escola.
'PASSARELLES' MAIS SAUDÁVEIS
Espanha tornou-se o primeiro país europeu a aplicar normas que regulam o sector da moda, proibindo modelos demasiado magros e abaixo de valores nutricionalmente saudáveis, determinados com base na massa corporal, de participar nos desfiles.
A polémica instalou-se quando, em Setembro passado, algumas das mais famosas manequins espanholas viram ser-lhes vetada a possibilidade de participar no desfile ?Pasarela Cibeles?, que se realiza anualmente em Madrid, e é considerado um dos mais conceituados eventos de moda internacionais.
Depois da Espanha, outros seguiram o exemplo. O Ministério da Saúde da Índia sugeriu às várias agências de modelos que optassem pela não contratação de manequins excessivamente magras.
O Governo não quer ver desfilar mulheres demasiado magras por considerá-las um mau exemplo para as adolescentes. Entretanto, também a Grã-Bretanha e Israel já deram o primeiro passo para tornar a beleza em ?passerelle? mais saudável.
TELENOVELA
A história de Ana Carolina Reston sensibilizou o escritor brasileiro Manoel Carlos. Autor da telenovela ?Páginas da Vida?, actualmente a ser exibida na Globo ? e que deverá chegar nos próximos meses a Portugal ?, vai incluir a morte do modelo no enredo para abrir os olhos das adolescentes.
ADOLESCENTES
A anorexia nervosa é uma doença que afecta, sobretudo, adolescentes do sexo feminino e, em menor número, rapazes, nas mais variadas idades. A característica mais comum é a perda de peso associada a uma progressiva mudança de comportamento.
NÚMEROS
Em Portugal, a anorexia atinge entre 0,3 e 0,6 por cento da população em geral e o número de síndromas parciais de anorexia em adolescentes é de 12,6 por cento. Janete Frazão

10 comments:

Anónimo disse...

Olá, meu nome é Julia e quero ser uma Blogstar!! Segue abaixo o questionário.

Questionário para Blogueiras Light

Seu sexo? Idade? Altura?
R: Feminino, 20 anos, 1,63m

Solteiro/a? (ir a questao 4) ou namorando; casado/a? (ir a questao 5)
R: Namorando
Quantos quilos ja perdeu ou quer perder no total?
R: Comecei a dieta hoje, quero peder 12Kg.

Sente que esta sozinho por ser gordinho/a?
R: Sinto que estou sem auto-estima.

O seu amor o/a obrigou/ajudou/nao ajudou no processo?
R: ele sempre dá umas indiretas, mas qdo preciso me ajuda a emagrecer.

Em que pais reside?
R: Brasil

Sente que ha grupos no seio das blogueiras? (por nacionalidade, por meta...)
R: Sim, mas acho que todas temos um só objetivo, vencer.

O que voce considera ser um blog light?
R: Um blog onde há uma pessoa que realmente sonhe emagrecer e que consiga emagrecer.

O que te faz ter um blog hoje?
R: A vontade de me ver bem comigo mesma.

Ha diferença com as pessoas que querem perder 5 quilos e com as pessoas que querem perder 50? Sente que têm a mesma legitimidade?
R: Emagrecer 5 ou 50 é a mesma coisa, quem perde peso está elevando seu astral, seja ele 1Kg ou 30.

Quantas vezes você se pesa por semana?
R: umas 2, mas oficial 1 só.

O que nao pode faltar num blog light? (tabela? régua? fotos do antes e do depois? o cardapio? outros detalhes?)
R: Acho que não pode faltar pesagem, tabela de medidas, e progresso!

Que accessorios você nao vê como sendo necessarios num blog?
R: Não sei, acho que cada uma tem seu estilo, tem gente que gosta de incrementar.

Você gosta de ler artigos de revista nos blogs ou somente os posts pessoais?
R: Amo ler revista, assino também, toda informação é bem vinda!!

O que você acha de comentar no blog de um/a blogueiro/a e essa pessoa nunca te responder?
R: Meio chato.

Voce sente que tem verdadeiras amigas na blogosfera light?
R: Estou entrando para ela hoje...

Voce ja conheceu alguma blogueira pessoalmente? se sim, a vossa relaçao melhorou ou ficou igual a antes?
R: Ainda não.

Se nao fosse a esfera, você ja teria perdido tantos quilos quanto perdeu?
R: Sempre tentei, mas depois volto tudo. Sinto falta do estimulo dos blogs lights.

Voce e os deslizes: é frequente? acontece de vez em quando? é raro?
R; Sempre, mas agora que tõ na nova fase pretendo acabar com eles!!

Se voce pudesse definir o seu blog em 3 palavras, quais seriam?
R: Vontade, Determinação e Alegria!


Bom, é isso, vou pegar o selinho de vcs, meu blog é: www.menos12.zip.net.
Beijos

Anónimo disse...

Oi, sou a Karina, tambem quero entrar no clube das Blogstars Light!!!

Seu sexo? F Idade? 30 Altura? 1.67

Solteiro/a? (ir a questao 4) ou namorando; casado/a? (ir a questao 5)
Namoro e moro cm meu namorado ha 5 anos

Quantos quilos ja perdeu ou quer perder no total? Ja perdi 5, e quero perder mais 16 kg.

Sente que esta sozinho por ser gordinho/a? Nao me snto confortavel com meu corpo coo esta, quero me sentir leve, sem vergbha de me expor. Mas sei que nao estou so!


O seu amor o/a obrigou/ajudou/nao ajudou no processo? Sim! Vamos juntos a academia! E ele me ajuda a manter o controle quando estamos juntos, ele é super geração saude!


Em que pais reside? Inglaterra/Brasil

Sente que ha grupos no seio das blogueiras? (por nacionalidade, por meta...) Acho que devido aos encontros sim.


O que voce considera ser um blog light? Um gruo de apoio onde todos tem o mesmo ideal de se tornar e se manter saudavel e magra!


O que te faz ter um blog hoje?
Cansei de somente ler os blogs de todos, e fazer o meu e entrar na dança!

Ha diferença com as pessoas que querem perder 5 quilos e com as pessoas que querem perder 50? O processo para perder 50 pode ser mais lento, e mais trabalhoso, mas a meta é a mesma, e o apoio é necessario da mesma forma. O resultado é possivel, para todos os casos!

Sente que têm a mesma legitimidade? Claro, mesmo que sejam só 3 kilos, temos que ter muita força e determinação.


Quantas vezes você se pesa por semana? 1

O que nao pode faltar num blog light? (tabela? régua? fotos do antes e do depois? o cardapio? outros detalhes?) Ainda nao consegui por a regua, help... mas o cardapio tem que estar la! nao quero por fotos por enquanto.


Que accessorios você nao vê como sendo necessarios num blog? Nao quero por as fotos ainda.


Você gosta de ler artigos de revista nos blogs ou somente os posts pessoais? Gosto de ler tudo que é relacionado aos blogs, a casos, a nutrição e vida saudavel.


O que você acha de comentar no blog de um/a blogueiro/a e essa pessoa nunca te responder? Imagino que algumas pessoas nao tem tempo de responder a todos os comentarios, mas gosto de deixar meu alo, mesmo assim. Ajuda muito.


Voce sente que tem verdadeiras amigas na blogosfera light? Espero que em breve possa dizer que sim!

Voce ja conheceu alguma blogueira pessoalmente? se sim, a vossa relaçao melhorou ou ficou igual a antes? Nao


Se nao fosse a esfera, você ja teria perdido tantos quilos quanto perdeu? Comecei a poucos dias... mas estou muito positiva!


Voce e os deslizes: é frequente? acontece de vez em quando? é raro? Muito frequentes... mas nao sao tao graves...

Se voce pudesse definir o seu blog em 3 palavras, quais seriam?
Determinação, reciprocidade e sucesso!

Obrigada, Karina,
http://chego-la.blogspot.com/

Anónimo disse...

Realmente nós brasileiros estamos chocados com tais acontecimentos. Mas a verdade é que todos os dias somos bombardeadas por informações de que ser gordo é feio, que para ser feliz é necessário a magreza, podem até dizer q quem se influencia por isso é pq não tem opinião própria, mas não é bem assim, chega uma hora que aquilo acaba atingindo seu psicológico! Não sou pró ana e pró mia, mas estou em fase de emagrecimento por real necessidade e comendo poucas calorias por dia ! Até onde podemos culpar estas meninas por quererem atingir a perfeição que lhes foi imposta ?
Bom fim de semana...
Realmente adorei o blog.
Beijos.

Lucia Haegele disse...

Infelismente existe uma "imposicao" de muitas agências e da própria midia que a modelo precisa ser magra. Sempre existiu modelos, mas nunca se ouviu falar tanto em anorexia, bulemia e suas trágicas consequências...por que? Porque alguém falou que ser esquelética é lindo, porque ser gordo perde a moral, o caráter...é deselegante, é feio e até há quem diga seboso e sujo
Que mundo é esse que luta contra preconceitos, recismo, extincao disso ou daquilo e no entanto discrimina diferencas corpóreas?
Vamos comer bem, vamos comer sadio, sem exageros, com limites e excessoes, nao porque aguém disse que somos feios e sim por que amamos a vida e queremos ser saudáveis para aproveitá-la muito mais.
Bjao meninas!!!

Arethah Spooner disse...

olá sou Elysss e quero ser blogstars light
respostas
1- f/27/1,77
2-solt.
3- perder 66kg
4-sim
5-(*?///)
6- Brasil
7- estou só no começo
8-o blog de pessoas com o intuito de emagrecer e ajudar outros a emagrecerem, trocando idéias sempre.
9- não querer estar sózinha no processo de reeducação alimentar
10-depede da pessoa, no meu caso além de estética tbm a saúde.
11- quinzenal
12-tudo que for sincero tem que ter, inclusive macadas.
13-o que pode não parecer nescessário p/ mim é p/ outra.
14-leio tudo
15-pode ser falta de tempo
16-ainda não sei
17-não
18-ainda estou começando
19-frequente(o que não quero mais)
20- Alicerce/companheiro/amigo

bjs. Elisangela
http://vouemagrecer.blogspot.com

Anónimo disse...

Oi,
Respondendo...
1-Fem, 24 anos, 1,67 m
2-Solteira
3-Emagreci 20, emagrecer + 8
4-sim
6-Brasil
7-não mt
8-Que trate de uma mudança de vida, e visão do corpo.
9-o intuito de emagrecer
10-O caminho é o mesmo, o tempo varia
11-1, ou 2
12-a verdade sempre, uma régua e fotos antes e depois é legal
13-não sei... tudo pode vir a somar
14-gosto de tudo
15-Acho chato... mas na correria que vivemos td bem...
16-sim
17-não, mas quero conhecer
18-nunca, essa é minha motivação, o meu VP
19-de vez em quando, mas corro atrás depois
20-motivador, amigo, refúgio.

Anónimo disse...

1-fem,29anos,165alt
2-casada
3-17kilos
5- sempre me insentiva
6-Brasil
7-por meta
8-um grupo com o mesmo ideal, insentivando uns oas outros
9-desabafar
10-pra quem´tem determinaçao e força de vontade 5 ou 50 vai ser facil
11-ó qndo sinto q a situaçao esta critica
12-tdo q ajude e nos insentive a continuar
13-acho q tdo e´valido
14-os dois
15-triste, mas entendo nem sempre da tempo
16-ainda nao sei ..
17-nao
18-estou iniciando agora
19-sempre..na parte da tarde
20-desabafo, amigos insentivo

Anónimo disse...

gostaria de ser uma blogstars light
1-feminino,25,165
2-casada
3-quero perder 8 kilos
5-me ajuda
6-Brasil
7-por meta
8-um blog que ajuda as pessoas na questão de perder peso encentivando e ajudando.
9-fazer amizades me sinto especial tendo amigos.
10-já vi pessoa perderem 10 kilos e eu nenhum em ambos os casos tem uma certa dificuldade.
11-uma só tenho até medo.
12-foto do antes e depois
13-tudo vale a pena basta querer.
14-leio tudo ando em varios blogs lendo.
15-já achei ruim hoje apenas penso que esqueceu ou se passou ai eu insisto mais uma vez se eu não tever a resposta acabou
16-não
17-não
18-ainda não entrei
19-de vez em quando
20-meu canto preferido aonde me perco e me acho.

Anónimo disse...

Quanta gente quer escrever aqui ...

Agora as agências estão fazendo avaliação com nutricionistas pra novas modelos, né? Espero que isso dure, e que tenha outros tipos de avaliação, como psicologica q é tào importante quanto...

Anónimo disse...

Questionário para Blogueiras Light

Seu sexo? Idade? Altura?
R: Feminino, 24 anos, 1,58m

Solteiro/a? (ir a questao 4) ou namorando; casado/a? (ir a questao 5)
R: Namorando
Quantos quilos ja perdeu ou quer perder no total?
R: ja perdi 13 kilos, me faltam 8 para chegar na minha meta que e 55 kilos.

Sente que esta sozinho por ser gordinho/a?
R: Sinto que estou sem auto-estima.

O seu amor o/a obrigou/ajudou/nao ajudou no processo?
R: Ele me ajuda muito e se consegui perder 13 kilos a ajuda dele foi essencial

Em que pais reside?
R: Espanha

Sente que ha grupos no seio das blogueiras? (por nacionalidade, por meta...)
R: Pode ate ser. Mas acho que com o tempo vc consegue "entrar no clube"

O que voce considera ser um blog light?
R: Um blog onde a pessoa coloque ali seus sonhos, realizaçoes e metas

O que te faz ter um blog hoje?
R: A vontade de conseguir emagrecer eme sentir bem comigo mesma

Ha diferença com as pessoas que querem perder 5 quilos e com as pessoas que querem perder 50? Sente que têm a mesma legitimidade?
R: Acho que nao tem diferença, pq todas sofremos para emagrecer, seja 50,5 ou 1 kilo.

Quantas vezes você se pesa por semana?
R: Tento pesar so 1 x semana.

O que nao pode faltar num blog light? (tabela? régua? fotos do antes e do depois? o cardapio? outros detalhes?)
R: O relato pessoal de cada uma, fotos de antes e depois, tabelas e a meta do seu objetivo.

Que accessorios você nao vê como sendo necessarios num blog?
R: Nao acho que possa ter algo que nao seja necessario, depende da pesonalidade de cada um p expressar akilo que deseja. Um blog e algo pessoal e cada um decora ele da sua maneira.

Você gosta de ler artigos de revista nos blogs ou somente os posts pessoais?
R: Um pocuo de tudo.

O que você acha de comentar no blog de um/a blogueiro/a e essa pessoa nunca te responder?
R: Meio chato. Mas a gente nunca sabe qnto tempo a pessoa dispoe para responder.

Voce sente que tem verdadeiras amigas na blogosfera light?
R: Provavelmente.

Voce ja conheceu alguma blogueira pessoalmente? se sim, a vossa relaçao melhorou ou ficou igual a antes?
R: Ainda não.

Se nao fosse a esfera, você ja teria perdido tantos quilos quanto perdeu?
R: Perdi meus kilos antes de conhecer sobre os blogs, mas ver o resultado positivo dos outros blogs ajuda muito.

Voce e os deslizes: é frequente? acontece de vez em quando? é raro?
R; Depende de como me encontro emocionalmente, tento um costume muito mal de me consolar na comida, mas agora estou aprendendo a controlar isso.

Se voce pudesse definir o seu blog em 3 palavras, quais seriam?
R: Determinaçao, sonho e força de vontade


Bom, é isso, vou pegar o selinho de vcs, meu blog é: http://duelocomabalanca.zip.net
Beijinhos lights*