terça-feira, junho 06, 2006



Olá queridas blogueiras Light! Venho me apresentar, sou a Kiwi.. Convidada pela nossa amiga Mango, tenho o prazer de integrar esse grupo de blogueiras tão solidárias.. Agradeço a ela pela oportunidade e saúdo minhas colegas frutinhas dizendo que estou adorando fazer parte dessa salada deliciosa.

Sobre o convite, acho maravilhoso estender aqui o que já fazia do meu blog, um espaço para trocar experiências e força com as amigas da Blogsféra Light.. Digo que pretendo fazer ainda mais aqui, trazendo dicas e novidades sobre saúde, beleza e estética.. Me aguardem! Começo apresentando um texto escrito por um colunista da AOL sobre o que acha de algumas dietas da moda e se são ou não recomendadas.. Espero que gostem.. Deixem dicas sobre o que gostariam que essa frutinha trouxesse pra vocês na próxima vez ok? Pesquisarei e volto com novidades para informar e ajudar.. Pois essa é a palavra de ordem: Ajudar!

Filippo Pedrinola, colunista do canal AOL Vida Saudável

A chegada do verão traz junto consigo o aumento da procura por soluções milagrosas para entrar em forma. Entre elas estão as chamadas dietas de moda. Além das mais famosas, existentes há algum tempo, outras proliferam com propostas mirabolantes.

Como membro da Sociedade Brasileira de Estudos sobre a Obesidade (ABESO), sou contra qualquer tipo de dieta que proponha restrição de um ou mais grupos alimentares a médio e longo prazos, como por exemplo, a obrigação de comer apenas proteínas. Pois, além de poder levar a carências nutricionais, não ensinam hábitos saudáveis que melhorem o comportamento alimentar. Vamos analisar algumas delas.

Dieta do Dr. Atkins: é uma das mais comentadas e foi proposta pelo cardiologista norte-americano de quem leva o nome. A proposta é uma forte redução do consumo de carboidratos com o objetivo de diminuir a produção de insulina do organismo. Isso levaria o corpo a queimar mais gorduras. A pessoa pode consumir gorduras e proteínas à vontade, como carne vermelha, manteiga, ovos. Mas deve cortar radicalmente os carboidratos, como pães, massa, açúcar e doces. Essa restrição promove a queda da energia e da disposição. Além disso, é pobre em fibras, dificulta a digestão dos alimentos e eleva os níveis de colesterol e ácido úrico. Portanto, não se trata de dieta apropriada devido ao desequilíbrio entre nutrientes e energia.

Beverly Hills:
ficou famosa por ter sido muito usada no meio artístico pelos astros de cinema de Hollywood. Nessa dieta, a pessoa ingere apenas frutas em todas as refeições. A atitude leva a uma deficiência importante no aporte de proteínas e gorduras que, em pequena quantidade, são importantes para absorção de várias vitaminas. Sem dúvida emagrece, mas a pessoa volta a ganhar peso facilmente.Dieta de ervilha: é uma das mais exóticas e desequilibradas de que se tem notícia. Consiste em se alimentar apenas de ervilhas nas principais refeições. Dura 10 dias, sendo que no primeiro dia só uma ervilha em cada refeição, no segundo, duas e assim vai. Pode levar à fraqueza, desnutrição e irritabilidade.

A dieta da Ervilha pode causar desnutrição


Dieta da Sopa: o tal do "sopão" é preparado a partir da mistura de vários vegetais como salsão, repolho, pimentão e cenoura. A pessoa deve ingerir no mínimo três vezes ao dia (e nada além disso) durante uma semana. É pobre em proteínas, carboidratos e gorduras e essa falta de nutrientes leva a uma queda de metabolismo, que passa a queimar menos calorias. É hipocalórica e leva a sensação de leveza e perda de peso, mas é impossível de ser consumida por muito tempo.

Dieta da Lua: 24 horas após a mudança da lua a pessoa passa, durante o dia todo, a ingerir apenas líquidos como sucos, chás e caldos de legumes e carne. De sobremesa, apenas mamão e melão. Indica-se beber muita água. Realmente a pessoa se sente menos inchada e tem sensação de desintoxicação, mas, pelo fato de ser por curto período, não leva a bons hábitos alimentares e nem à perda de peso significativa. Não contém proteínas ou gorduras, perde-se água e massa muscular.

Dieta da USP: é rigorosa e perigosa. Apesar do nome, essa dieta não foi elaborada por nutricionistas da Universidade de São Paulo, o que já reflete uma atitude de má-fé. É considerada hiperlipídica (excesso de gordura ) e causa sérias conseqüências no organismo. O consumo excessivo de carnes e a indicação de comer nove ovos por semana pode aumentar o colesterol e causar doenças cardiovasculares.
Emagrecer com grandes privações não é saudável


Dieta do Dr. Ornish: é uma dieta vegetariana e de baixo teor de gordura, na qual menos de 10 % das calorias vêm de gordura. O foco está em ingerir grãos, frutas e vegetais, com consumo moderado de laticínios desnatados. Açúcares e álcool devem ser evitados. É pobre em proteínas e por isso pode dificultar o bom desenvolvimento da massa muscular. A proposta é contrária àquela do dr. Atkins, mas nem por isso é a ideal.

Dieta do DNA: essa é dieta do futuro e talvez venha a ser a dieta ideal. Por quê ? Porque usa a nutrigenômica, ou seja, prescrever uma dieta que inclua alimentos favoráveis ao tipo de material genético (DNA ) de cada indivíduo.

Dieta de South Beach: tudo começou quando o Dr. Atkins publicou seu livro na década de 70 condenando os carboidratos e liberando proteínas e gorduras. Sem dúvida teve seu valor pelo fato de ter levantado a hipótese de que os carboidratos em excesso engordam, porém, libera o consumo de gorduras saturadas não é uma boa idéia. Nesse caminho, o Dr. Agatston evoluiu esse conceito e publicou a dieta de South Beach. Ela ensina quais são os bons e maus carboidratos e as boas e más gorduras. Isso sim é bom senso.

Concluindo: a maioria das dietas cumpre o que promete: redução de peso e satisfação estética, mas há um preço a ser pago pelo seu organismo na seqüência. Nenhuma das dietas que citamos faz com que as pessoas emagreçam de forma saudável e duradoura. Quem deseja perder peso de forma adequada deve comer de tudo, em quantidades balanceadas, e praticar atividades físicas.

Bjs e até a próxima..

Kiwi

18 comments:

Mayumi disse...

Oi Kiwi, Oi meninas!!! Descobri esse cantinho esses dias e tô amando!!! Gostaria de saber como faço para fazer parte desta comunidade light...
Ontem, criei o meu Cantinho Light !!! Vcs. e os muitos cantinhos que conheci por aqui foram a minha fonte de inspiração!!! Gostaria de participar dos desafios tbm...Aguardo ansiosamente uma resposta. Obrigada desde já!
Beijos a todas!!!

Anónimo disse...

Parabéns pela sua entrada por aqui Kiwi!!!!

que salada de frutas mais rica!

Su disse...

Kiwi, uma entrada com o pé direito, Gostei muito do artigo que publicaste... Realmente não pode fazer bem à saúde retirar a variedade à nossa alimentação.

Um grande beijo **

Ady disse...

Kiwi, adorei a sua participação. Quando puder visite meu bloguinho. Aquele imenso abraço

Carol Fonseca disse...

Eu fui paciente do Dr. Filippo Pedrinola por uns 3 anos (não consecutivos)... Ele realmente é excelente médico e tem ótimas dicas!!!!
Bjus

Anónimo disse...

Agora o comentário está funcionando, mas não está aparecendo a quantidades de comentários já feitos :-(

Vou tentar arrumar, acho que é o modedo do código que a Anelli me deu.. Mas o importante é que o blog está de cara nova e selinho novo para as blogueiras aproveitarem.. O resto é o resto e vou resolvendo com calma rsrs.. Bjs

Anónimo disse...

Olá Kiwi...
Adorei as dicas e como sou uma mulher que se cuida! Virei mais vzs aqui!
Bjus p tds as frutinhas da L_LUA!

Mayumi disse...

Oi Kiwi! Obrigada pela visita lá no meu Cantinho...Adorei sua visita e agora tbm. quero fazer parte da "Família Light". Vou deixar aqui as respostas do questionário.Bjs.
1.Feminino/36 anos/1.62cm
2.Casada
3.Quero perder 11 quilos
4.Não
5.Maridão sempre me apóia.
6.Japão
7.Penso que todas temos uma meta em comum: emagrecer e ter uma vida saudável.
8.Blog light p/mim é um cantinho onde vc. pode detalhar a sua "luta diária" c/a D.Balança, fazer novas amizades e compartilhar experiências lights com todas as pessoas que vc. conhecer.
9.Depois de visitar vários "blogs lights", resolvi adotar o meu cantinho light, visando uma vida mais saudável e ficar de bem c/o meu corpo e auto-estima.
10.Penso que em vez de diferença entre perder 5 ou 50, a meta é semelhante: perder peso e ganhar disciplina.
11.Sei que não devia, mas me peso quase todos os dias.
12.Tabela
13.Ainda não faço idéia
14.Gosto de ler tudo que possa me auxiliar, independente do lugar.
15.Fico um pouco chateada, mas respeito o silêncio das pessoas.
16.Comecei esses dias, mas recebi visitas no meu cantinho: Kiwi, Rose e Jadna que demonstraram muito carinho e apoio. Com certeza espero fazer muitas amigas na blogosfera light.
17.Ainda não tive o prazer de conhecer ninguém pessoalmente.
18.Ainda estou começando, mas sinto que com a blogosfera light, vou "caminhar" c/ mais força e alto astral.
19.Deslizes acontecem sim. Atualmente, Graças a Deus só de vez em qdo...rs..
20.Perseverança
Cantinho p/ compartilhar experiências
? Cantinho p/ amizades

_+*Ælitis*+_ disse...

Posso dizer que amei? alias, gritar? AMEIIIIIIIIIIII!!!

Anónimo disse...

Olá,gosto deste blog e venho sempre aqui e hoje resolvi me inscrever.No entanto,onde se encontra o questionário,não ví lugar para as respostas e pelo que entendi é para postar aqui, é isso mesmo? Se for então estas são as minhas respostas:
Questionário para Blogueiras Light


1. Seu sexo? Idade? Altura?
Feminino/28/1.64
2. Solteiro/a? (ir a questao 4) ou namorando; casado/a? (ir a questao 5)
Solteira
3. Quantos quilos ja perdeu ou quer perder no total?
Já eliminei 18,600kg e falta eliminar 44,400kg
4. Sente que esta sozinho por ser gordinho/a?
Sinto
5. O seu amor o/a obrigou/ajudou/nao ajudou no processo?
6. Em que pais reside?
Brasil
7. Sente que ha grupos no seio das blogueiras? (por nacionalidade, por meta...)
Sinto que há sim, mas por afinidades...
8. O que voce considera ser um blog light?
Um blog que trata de assuntos relacionados à reeducação alimentar/dietas, dicas legais e saudáveis, assuntos sobre beleza e estética em geral...
9. O que te faz ter um blog hoje?
Me ajuda a perder peso. Nele eu posto minhas vitórias e derrapadas e recebo em troca, carinho, dicas, conselhos, apoio e troca de experiências..
10. Ha diferença com as pessoas que querem perder 5 quilos e com as pessoas que querem perder 50? Sente que têm a mesma legitimidade?
Não parei para pensar nisso ainda....
11. Quantas vezes você se pesa por semana?
Todos os dias...hehehe
12. O que nao pode faltar num blog light? (tabela? régua? fotos do antes e do depois? o cardapio? outros detalhes?)
Em um blog light não pode faltar de jeito nenhum, atualização...De que adianta ter um blog com um super visual, caprichadíssimo, se quando as pessoas entram lá, só encontram um poste de dias, semanas, meses atrás?
13. Que accessorios você nao vê como sendo necessarios num blog?
Eu não presto muita atenção em medidas. Acho legal a tabela de pesos, mas medidas não...E também não acho necessário aquela plaquinha dizendo há quantos dias a pessoa está sem sair da reeducação e quantos dias é o seu record.
14. Você gosta de ler artigos de revista nos blogs ou somente os posts pessoais?
Prefiro os posts pessoais, embora eu tmb post de vez em quando artigos de revista.
15. O que você acha de comentar no blog de um/a blogueiro/a e essa pessoa nunca te responder?
Eu tento de novo e outra vez, porque pode ser falta de tempo...Mas se essa pessoa não responde, eu não comento mais e se ela estiver linkada em meu blog eu retiro o link. Porque acho uma falta de cumplicidade e educação a não retribuição de um comentário. Tem gente que só quer levar e não doa nada em troca.
16. Voce sente que tem verdadeiras amigas na blogosfera light?
Sinto sim.
17. Voce ja conheceu alguma blogueira pessoalmente? se sim, a vossa relaçao melhorou ou ficou igual a antes?
Não. A maioria é de São Paulo e eu sou de Minas
18. Se nao fosse a esfera, você ja teria perdido tantos quilos quanto perdeu?
Não sei...
19. Voce e os deslizes: é frequente? acontece de vez em quando? é raro?
Nessa nova fase de minha vida, é raro..
20. Se voce pudesse definir o seu blog em 3 palavras, quais seriam?
Levando na boa....rs...rs...
O endereço do meu blog é: www.levandonaboa.zip.net
Resultados deste questionario quando eu tiver 100 respostas. Podem ir respondendo aos poucos, que eu vou anotar tudo e ver como sao as blogstarlight em geral!
MANGO

Su disse...

Xiiii, ADOREI o novo template! Muito mais fresh e light...
É preciso é actualizar os desafios. O Light Flowers já terminou, agora está aí a batalha de Verão e o Chegando aos 50 Kg com estilo.

Beijos light ***

Anónimo disse...

1. Feminino ? 34 anos ? 1,58m
2. Casada
3. Já perdi 8 quilos e quero perder mais 10
4.
5. sempre me apoiou.
6. Brasil
7.
8. um diário de emagrecimento ? sucessos, vitórias, dicas, problemas, dúvidas...
9. Auxílio no processo de emagrecimento
10. Claro!!! A dificuldade é a mesma.
11. Uma vez
12. Tabela, régua, fotos do antes e do depois
13. Muitos selinhos
14. Também ler artigos de revista nos blogs
15. Vc não tem que ser obrigado a fazer nada que não queira.
16. Com certeza
17. Ainda não
18. Acredito que não
19. É raro
20. Motivador, Alto astral, sensível

Anónimo disse...

Olá amigas!
acho muito interessante e alegre este blog e é claro que quero fazer parte desta família, inclusive participar dos desafios (que com certeza vão me trazer "frutos" nesta fase difícil que estou passando).
Então, abaixo respondo o seu enquete:

Questionário para Blogueiras Light

Vanessa - 30 anos - 1,70 - solteira
Em janeiro estava com 83 kilos
Atualmente estou com 79 kilos
Quero e vou chegar aos 62 kilos
O meu amor me incentiva muito a emagrecer.
O que voce considera ser um blog light?
r: um cantinho que a gente se intera de histórias e dicas para nos incentivar a emagrecer e nos apresentar pessoas com situações muito próximas da nossa, e também um portal para interagirmos e conhecer novas amigas.
O que te faz ter um blog hoje? um canto (que momentaneamento está abandonado) para eu poder interagir, colocando minhas ansiedades, medos, alegrias e dar e receber apoio.
Ha diferença com as pessoas que querem perder 5 quilos e com as pessoas que querem perder 50?
r: a luta para perder 50 kilos (na minha opinião) é mais árdua e intensa, uma vez que os primeiros 30 até vão + fácil, mas depois...
mas tb, quem precisa perder 5 kilos sofre porque aparentemente essa "pequena" quantidade as vezes, é bloqueada psicológicamente em nossa consciência e o não resultado rápido dos sacrifícios enfrentados faz com que a pessoa se desanime e desista...
Sente que têm a mesma legitimidade?
r: desculpa, não entendi...
Quantas vezes você se pesa por semana?
r: estava pesando uma vez... mas como estou pançuda de novo, fiquei com medo de me pesar...
O que nao pode faltar num blog light? (tabela? régua? fotos do antes e do depois? o cardapio? outros detalhes?)
r: tudo o que está citado acima
Você gosta de ler artigos de revista nos blogs ou somente os posts pessoais?
r: os dois
O que você acha de comentar no blog de um/a blogueiro/a e essa pessoa nunca te responder?
r: ahhh, se eu comentei foi porque o post me inspirou e eu quis dar meio apoio ou elogio. assim não acho que a pessoa tenha obrigação de retornar, mas que a recíproca é gostosa, ah isso é...
Voce sente que tem verdadeiras amigas na blogosfera light?
r: pelo menos uma eu tenho: a Patricia Roberta (http://robertamelo.blog.uol.com.br) que é uma pessoa boníssima.
Voce ja conheceu alguma blogueira pessoalmente?
r: sim, e é bem bacana
Se nao fosse a esfera, você ja teria perdido tantos quilos quanto perdeu?
r: hummm, desculpe mas sinceramente vou começar interagir com vocês somente apartir de agora, então ainda não posso dar créditos... mas com certeza vai me estimular muito
Voce e os deslizes: é frequente?
r: toda semana ( que vergonha )
Se voce pudesse definir o seu blog em 3 palavras, quais seriam?

Obrigada pela oportunidade, beijinhos, com carinho
Vanessa

Jadna Mattos disse...

Oiiii Kiwi, eu sei quem vc é...kkkk, mas pode ficar tranquila, guardo segredo como ja mantenho a identidade das outras...
Mas Olha ammmmmmmeeeeeeiiiiiii o templante, adorei, ja estou colocando o selinho la no meu blog.
Parabens Elaine, vc é muito fera.
Esta salada de fruta ta cada vez mais gostosa, quero ver qdo minha fome apertar e eu resolver comer todas vcs. kkkkkkkkkkkkkkkk, ja era uma salada.... vai tudo pra minha barriguinha...
Sobre a materia, amei viu...
Posso dar uma dica...Mango vc poderia criar um selinho de destaque no blogstar ligt, eu ia adorar ficar uma semana em destaque aqui... fale comigo, para amadurecermos a ideia...
Hah, outra coisinha, o selinho da copa, não aparece.... e a Copa do Mundo nao esta la no link dos desafios que estao rolando, e olha que esta bola ja esta rolando ha uma semana...
beijinhos lights
Adoro todas vcs da salada...
Abraços.
E Piiiiiiiiiiiii, não podia sair sem dar uma apitada, para o templante novo, Juiza Tem que apitar....Pii.|Pi,pi,pi,pi,pi,pi. rsrsrsrsrrs

Anónimo disse...

Carlota
http://blog.comunidades.net/carlotaemdieta/
Gostava que me explicassem é que eu poderei me inscrever, para onde mando as respostas ao questionário.

Beijinhos para todas

Anónimo disse...

Carlota
http://blog.comunidades.net/carlotaemdieta/
Gostava que me explicassem é que eu poderei me inscrever, para onde mando as respostas ao questionário.

Beijinhos para todas

Anónimo disse...

Carlota
http://blog.comunidades.net/carlotaemdieta/
Gostava que me explicassem é que eu poderei me inscrever, para onde mando as respostas ao questionário.

Beijinhos para todas

Anónimo disse...

Olá!!
gostei muito deste blog...ta simples e fofo...
bem, vamos ao questionário!?;)

1.feminino;20 anos;1,55m
2.namorando muiiiiito
3.quero perder no total 25kg
5.ajudou e ajuda-me imenso...teve e esta sempre a dar-me apoio.
6.Portugal
7.talves por nacionalidade
8.um blog onde se fale de dieta, de dicas...mas sem exageros...se não ate enjoa...tb podemos falar um pouco de outras coisas...a nossa vida não é só dieta;)
9.o apoio das minhas companheiras:) a vontade de desabafar com alguem.
10.não.nenhuma.sim tenho
11.depende...1,2 ou 3
12.nao pode faltar nunca...vontade de emagrecer
13.não reparo nisso..."cada um veste-se como se sente bem"
14.acho k devemos ser livres no nosso blog...se temos artigos k até achamos interessantes, porque não partilhar!? não sejamos egoistas;)
15.somos livres de responder ou não...tb, pode ser por falta de tempo ou de disposição...nao sabemos a vida das outras pessoas, para tar-mos a julga-las...mas se for sempre, sempre...fico tistinha, né?
16.sim
17.nao
18.talves sim talves nao
19.as vezes...ninguem é de ferro
20.fresquinho, docinho mas light;)

THE END

beijinhos e bom fim de semana!

Sónia Costa