quinta-feira, junho 29, 2006


5 passos para perder gordura
Quando quer perder peso, ouve várias opiniões. A colega do escritório fala-lhe de uma dieta milagrosa, o professor de step diz-lhe que tem que aumentar o número de aulas semanais e a revista que lê, enquanto espera pelo dentista, dá como conselho não comer gorduras.
Apesar de todos estes conselhos postos em prática, a balança não oscila e quando o peso efectivamente diminui, a flacidez mantém-se, o que evidencia uma perda de massa muscular e não de massa gorda.
O que fazer, então?
Não havendo soluções milagrosas, nem poções mágicas, existe um conjunto de passos que a podem ajudar, designadamente:
Passo n°1: Exercitar-se
A maior parte das pessoas pensa que o treino cardiovascular de baixa intensidade (como caminhar) e de longa duração (superior a 45 minutos) é o mais eficaz para perder gordura. Os principais nutrientes utilizados durante o exercício são a glicose (açúcar) e os ácidos gordos (gorduras). Efectivamente, este tipo de exercício utiliza maior quantidade de ácidos gordos em relação à glicose. Não obstante, a quantidade total de energia gasta (calorias) é pequena.
Pelo contrário, um treino cardiovascular de menor duração (20 a 30 minutos), mas de maior intensidade, apesar de utilizar uma maior percentagem de glicose do que de ácidos gordos, representa um maior gasto energético e provoca um aumento da taxa metabólica de repouso (número de calorias gastas em repouso) que se poderá manter aumentada até 12 horas após o esforço. Ou seja, o número total de calorias gastas durante o esforço e após o mesmo é maior, o que se revela uma arma poderosa quando o objectivo é perder gordura. E se este treino for repartido, ou seja, 15 minutos de manhã e 15 minutos à tarde, o efeito sobre o metabolismo é ainda maior.
Outro tipo de exercício que, normalmente, é considerado inimigo do objectivo em causa é o treino de força (vulgo musculação). No entanto, além de vários benefícios para a saúde (manutenção da massa muscular e da massa óssea, prevenindo a osteoporose e as típicas quedas dos idosos, melhoria da imunidade e aumento da sensibilidade das células à acção da insulina, prevenindo e servindo de terapia adjuvante à diabetes tipo 2, entre outros), este tipo de actividade aumenta a taxa metabólica de repouso pós-esforço (que se poderá manter aumentada até 24 horas após o mesmo) e, ao aumentar a massa muscular, incrementa, mais uma vez essa taxa, uma vez que o músculo é o tecido metabolicamente mais activo do corpo humano.
Assim, recomenda-se a prática de exercício cardiovascular (iniciando-se com 3 vezes por semana e tentando chegar a uma frequência de 5 vezes semanais) e de musculação (pelo menos, 2 vezes por semana em dias não consecutivos).
2° passo, brevemente!
Artigo elaborado por Pedro Bastos
Mestrando em Nutrição e Dietética na Universidade de León
Pós-Graduado em Exercício e Saúde e Especialista em Treino Personalizado pela ESDRM
Instrutor de Musculação e Cardiofitness diplomado pelo CEF e pelo CEFAD
O autor poderá ser contactado por
e-mail para questões sobre fitness e nutrição.
Beijos,
MANGO

3 comments:

Su disse...

Gostei muito deste artigo.

Eu faço normalmente natação (45min) duas vezes por semana, e caminho por meia hora nos outros três dias e tento fazer umas 2x musculação.

Pelos vistos é adequado ;)

Anónimo disse...

oi...sabe..faz uns dias q ando olhando os blogs das blogstars light.....e me deu vontade de fazer um..afinal sempre estou lutando contra meu peso..e vejo q vcs se ajudam mt...lançam desafios...e estimulam o emagrecimento das outras meninas...
mas...eu nao sei como fazer um blog...(ignorante....=/)e os de vcs saum taum lindos....
sera q alguem poderia me ajudar a fazer um??
axo q me sentiria bem podendo compartilhar minhas experiencias com vcs....

milhoes de beijos sem calorias pra vcs!!!!

Anónimo disse...

Gostaria de participar do Blogsfera...
Então estou respondendo ao questionário:

1)Sexo:Feminino / Idade:19 / Altura:1,57
2)Solteira
3)Quero perder 10kg.
4)Não sinto que estou sozinho por ser gorda não.
6)Resido no Brasil.
7)Não entendi a pergunta.
8) Considero um blog light o blog que ajuda as pessoas a emagrecerem atravez de motivações e informações construtivas.
9)O que me faz ter um blog é conhecer pessoas que tem o mesmo objetivo que o meu e poder contar com a ajuda dessas pessoas.
10)Bem tudo depende da força de vontade de cada uma,aparentemente quem precisa perder 50kg terá muita dificuldade,mas isso vai de cada um.
11)Me peso 1 vez por semana.
12) Todos esses ítens servem de estímulo então não podem faltar nenhum deles...
13)Assuntos que não tenham nada haver com o blog light.
14)Gosto mais dos posts pessoas,acho que me identico mais...
15)Bem não posso julgar mas acho muito legal retribuir cada comentário nem que seja só pra agradecer...
16)Bem como ainda não faço parte não posso dizer,mas tenho pessoas muito amigas que participam do Blogsfera...
17)Ainda não tive oportunidade.
19) Cometo deslizes sempreeee...(que vergonha,mas é verdade)
23)No momento: Desmotivado,Gordo e Largado..mas quero muito mudar isso!