sexta-feira, maio 19, 2006

Regras simples para emagrecer

Oi blogstars,

Regras simples para emagrecer
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), «obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde, tanto mais que, uma vez instalada, tende a perpétuar-se, constituindo-se como uma verdadeira doença crónica.»

Além da quantidade total de gordura do corpo, é importante saber como é que ela está distribuída, pois disso depende a gravidade da situação, e os riscos associados a essa obesidade.
Existem dois grandes tipos de obesidade:

1) Obesidade ginóide - típica da mulher, em que a gordura se localiza principalmente nas nádegas e coxas.
2) Obesidade andróide - típica do homem, em que a gordura se acumula especialmente no abdómen.

A obesidade pode, no entanto, deixar de ser uma doença crónica. Para isso, basta ter força de vontade, cumprir uma dieta saudável e fazer exercício físico.

Regras que ajudam a emagrecer
No dia-a-dia:
  • Tente não saltar refeições. É importante que o intervalo entre as refeições não ultrapasse as 3 horas, com uma tolerância de mais ou menos meia hora.
  • Procure ter um horário regular para as refeições e evite petiscar nos intervalos entre elas.
  • Beba entre 6 a 8 copos de água por dia. Também pode tomar infusões de ervas ao longo do dia, desde que não adicione açucar. O chá e o café também são permitidos, mas não em excesso.
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
  • Dê preferência ao peixe e às aves e evite as carnes vermelhas.
  • Evite os doces e os produtos de pastelaria, pois são alimentos muito ricos em gordura e excessivamente calóricos.
  • Evite consumir bebidas alcoólicas, já que fornecem muitas calorias.

Na hora das compras:

  • Faça as compras depois de ter comido. Não é fácil resistir às tentações com a barriga vazia.
  • Elabore uma lista de compras para evitar encher o carrinho de produtos hipercalóricos.
  • Procure não passar nos corredores onde estão os alimentos que deve evitar.
  • Leia os rótulos dos produtos e preste atenção ao valor nutricional dos produtos.
  • Compare as características de produtos semelhantes e escolha os menos gordos e menos calóricos.


Nas refeições fora de casa:

  • Evite os salgadinhos e os apiritivos industriais.
  • Como entrada eleja as verduras: sopa, salada ou espargos.
  • No segundo prato, a acompanhar peixe ou carne grelhados, cozidos ou assados no forno, inclua sempre uma quantidade generosa de legumes.
  • Rejeite os molhos e não exceda a quantidade de farináceos.
  • Não se deixe tentar por bebidas alcoólicas, sumos ou refrigerantes, pois fornecem muitas calorias.


Beijaum


MANGO

(lista de blogs sera atualizada no sabado, aguardem :-) )

14 comments:

Chris disse...

Oi Mango.. amei as dicas.. São extremamentes importantes... Bjussss

Marcia disse...

oieeee... valeu mesmo os toques..ajudam muito.. sera q vcs poderiam dar destaque a uma nova blogueira light??? Ela ta começando agora..mora no Japão e acha muito dificil conseguir fazer dieta... se vcs puderem divulgar o blog dela eu seria imensamente grata...ok
o nome dela é ELIANA
o blog http://elioshiro.blogspot.com/
Gente valew mesmo ..bjs

Carolzinha disse...

Qto tem um molho de mostarda?!?!? (1 colher de sopa)?!?!? Não acho em nenhuma tabela nutricional!!!

Alegre Vigilante (do peso) disse...

Mango, gostaria de entender seu blog...
Vejo que estás sempre atualizando com desafios, questionários..
Vc tb está em busca de emagrecimento?
Bejim.

ellen daiane disse...

oi, mango, acho sua ideia muito legal, viu,não importa que seje vc, mais sei que é lguém que tem um blog light e visita todas a um tempão...beijocas

sandra disse...

Bom vou copiar e deixar essas regrinhas sempre as maos...pq precisarei delas por toda vida...
Brigada por nos presentear com esse blog... tudo de bom...bjs

Andrea disse...

Hmmm adorei o post, muito bacana, parabéns!!! Tem desafio da copa na área...vcs estão sabendo??? No bloguinho da Jadna...beijos meninas!!!

http://jadnamattos.blogspot.com

Rachelzinha disse...

Oiiii,

Meu nome não está na lista.

Adoraria participar.

Mi disse...

Olá... estou ingressando nessa luta para emagrecer, gostei das dicas, vou copiá-las..... abs Mi

Camila disse...

Olá,
Estou adorando acompanhar o seu blog e o das meninas.
Vc pode dar destaque ao meu blog que é novo? Gostaria de fazer novas amizades e trocar experiências nesta nova fase da reeducação alimentar.
www.fizandomagrinha.zip.net
Também gostaria de receber algumas dicas de como melhorar o lay out do meu blog, sou totalmente sem noção em relação a html.
bjs e obrigado!

Camila disse...

ops. meu blog saiu com endereço errado, ai vai o correto...

www.ficandomagrinha.zip.net

valeu!

Pietra disse...

Tem também umas dicas ótimas no site da Boa Forma www.boaforma.com.br no link Clube da Gordinha... 7 passos ótimos =)

Vale conferir!

Bjos

Ady disse...

Adorei este post! Espero que possamos cultivar a nossa amizade, né?! Aguardo uma visita tua no meu bloguinho e se puder e desejar me linka no seu. Aquele imenso abraço.

Helô disse...

Pra não cometer nenhuma gafe...gostaria de saber para onde eu tenho que enviar o meu questionário respondido.
É pra cá nos comentários mesmo?
Gostaria de me juntar à vocês!
Aguardo notícias!!!
Abraços, Helô!