quinta-feira, maio 11, 2006

Mais uma frutinha na Salada Mix!

Oi gente!

Com muito prazer estou aqui para passar a fazer parte da Salada Mix!! E quem sou eu? Sou a AMORA, uma fruta silvestre e com o seu lado selvagem ;)! Aqui fica a minha biografia para que me conheçam bem...

Origem: Ásia - É da mesma família de outras frutas como, por exemplo, jaca, figo, fruta-pão. Por ser muito versátil e perfeitamente adaptável a vários tipos de solo e de clima, com especial preferência pelos húmidos, e já foram encontradas nos Estados Unidos da América, no Ártico, e em muitas ilhas oceânicas. No Brasil, principalmente a negra, floresce em vários Estados: Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e, principalmente, no pioneiro, Rio Grande do Sul.

Tipos: Há três espécies: vermelha (Morus rubra), branca (Morus alba) e preta (Morus nigra); a branca é usada para criação do bicho-da-seda, que se alimenta das folhas da amoreira, enquanto a preta é comestível e muito apreciada, não só pelo seu sabor especial, como pelo seu tamanho maior, além de ser muito usada em ornamentação.

Características: Tem sabor levemente ácido e adstringente.

Dicas para comprar: O comércio regular, ao natural, é quase inexistente, mas ainda podem ser encontradas, esporadicamente, em algumas feiras livres. Caso encontre, observe alguns cuidados: - é uma fruta muito frágil e que rapidamente fica perecível, sinal de que se deve consumi-la de imediato, tão logo seja colhida ou comprada.

Dicas para consumo: Tire o pequeno cabo que ela apresenta, descarte as que estiverem muito moles, lave bastante em água corrente, escorrendo em seguida. É comum encontrar produtos feitos com amora, tais como: geléias, compotas, doces diversos.

Composição: Muito rica em Vitaminas (A, B, C); tem ácido cítrico na sua composição, bastante água (cerca de 90%), carboidratos, sais minerais (fósforo, ferro, sódio, cálcio, potássio, estes últimos, em concentração generosa), fibras e ácido fólico.

Valor calórico: 75 - Quantidade correspondente a uma xícara de chá.

Indicações Terapêuticas: É uma fruta com as seguintes propriedades: - antissética; - depurativa; - digestiva; - refrescante; - antihemorrágica; - controladora da pressão arterial; - sedativa; - antioxidante; - vermífuga; - diurética; - anti-herpética (tanto para o herpes labial quanto para o genital, segundo estudos de uma Universidade de Taiwan); - anticancerígena.


Como vêem, sou uma frutinha modesta mas muito saudável... E por isso mesmo espero dar o meu contributo "silvestre" neste blog e trazer novidades directamente dos bosques para vocês, para a blogosfera light!

Beijinhos violeta da AMORA

7 comments:

Anónimo disse...

Quanto tempo sem vir aqui. Adorei a entrevista com a Valquíria. Tomara que vocês repitam a dose.
beijo

Anónimo disse...

Oi gente.. eu dei uma sumidinha.. mas estou de volta... Tava lendo uns posts antigos.. e adorei a entrevista.. EXCELENTE idéia... Sugiro como próxima entrevistada .. nossa querida amiga Beth.. q todos jah conhecem.. exemplo mór de determinação.. mesmo não tendo alcançado sua meta ainda.. E acho q como sugestão tb eh válida... jah q estamos com "bastante" frutas... eh q cada uma ssumisse uma espécie de coluna diária... por exemplo.. toda quinta.. uma entrevistada e por aih vai.. Vi q vc pediu ajuda... Se quiser eu tenho tempo e posso ajudar em alguma coisa.. É só falar .. bjinhus
PS: To de casinha nova.. se puder mudar o link... Bjinhus

Anónimo disse...

Oi mango querida.. Esta super autorizada.. Vi agora que meu nome foi linkado, mas pelo Jardim da Elaine.. Poderia trocar? Estou usando o http://diariolightdaelaine.zip.net

Pode falar do Desafio Princesas sim, é uma honra pra nós! Obrigada frutinha light..

Bjs ,
Elaine

Anónimo disse...

oláaaaaaaaaaaaa
que 10 , adorei esta matéria, adoro estas frutas ahauahauh
bjusssssssssssssssss

Carol Fonseca disse...

Eu AMO AMORAAAAAA!!!!
Na minha fazenda tinham 2 pés que se entrelaçavam!!! hummmmmmmmmm....
Passava o dia pendurada lá comendo amora!!! Dilícia!!!!!
Bjus

Anónimo disse...

Huuummmm....Amora que delícia!!! Assim como todas as coisas feitas com ela: geléia, sorvete e muito mais!!!! Todas light...é claro!!!
Dando uma vasculhada pelo blogstar, pude ver a citação do meu blog no "Giro pelos blogs". Obrigada pelo carinho e pela parte que me toca...rs. Só estou preocupada pq meu blog ainda não está linkado :o( !??!
Estarei esperando o link ansiosamente!!!
Beijãozão...
Electra

Anónimo disse...

Oi mango, estou no inicio da minha caminhada e andando por ai achei esse lugar cheio de dicas e pessoas que como eu estão em busca de uma vida mais saaudável! Um grande beijo e valeu mesmo por se dispor a unir pessoas como nós por um bem maior!