segunda-feira, abril 17, 2006

O QUE É TRANSTORNO ALIMENTAR?

Os Transtornos Alimentares são doenças psiquiátricas caracterizadas por alterações dramáticas do comportamento alimentar. São caracterizados pela prática de dietas restritivas e aleatórias, uso de produtos dietéticos sem recomendação e uso de métodos inadequados para perda e manutenção de peso. Há também uma série de cognições errôneas sobre conceitos nutricionais e relação de repulsa, ódio e incompetência para lidar com o alimento. Os quadros mais comuns são a anorexia nervosa e a bulimia nervosa.
Dentre os diversos critérios diagnósticos existentes, o "Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders" (DSM) da "American Psychiatric Association" (APA) oferece uma definição de utilidade clínica para a identificação de casos com o objetivo de pesquisa.
Os Transtornos Alimentares, dadas as prevalências, podem ser caracterizados como um problema de saúde pública. Nos Estados Unidos, a Anorexia Nervosa é descrita como a terceira doença mais comum entre adolescentes e a Bulimia Nervosa como "o maior problema de saúde pública.? Além da magnitude do problema, também é de importância seu impacto sobre vários aspectos da vida do paciente: pessoais, familiares, emocionais, sociais, sexuais e ocupacionais.
O "culto ao corpo" - característica marcante da atualidade - tem como sinalizador o desejo da magreza que, associado às dietas de emagrecimento, configura-se como importante fator de risco para os Transtornos Alimentares. O uso de dietas inadequadas, produtos dietéticos não aprovados e padrões arbitrários de peso ideal estão tipicamente incluídos no desenvolvimento do Transtorno Alimentar.
No entanto, mesmo sendo uma cultura das dietas restritivas, onde o indivíduo quer ser cada vez mais magro, a oferta de alimentos é cada vez maior. Com isso, a sensação natural é de frustração que pode caminhar para a obsessão. Algumas pessoas chegam a ficar severamente doentes por conta destas preocupações, apresentando os Transtornos Alimentares.
Os transtornos alimentares são doenças antigas. A primeira descrição da anorexia nervosa data de 1694 e a bulimia nervosa recebeu nomes alternativos ao longo da história por falta de uma definição diagnóstica que só aconteceu em 1980. São doenças de etiologia multifatorial, onde fatores genéticos, familiares, psicológicos e sócio-culturais se somam. A incidência aumentada das últimas décadas (estima-se que a prevalência da bulimia nervosa seja algo em torno de 1-4 por cento das mulheres jovens em países do primeiro mundo) está estreitamente relacionada aos padrões estéticos atuais, que relacionam a magreza com sucesso e felicidade, principalmente, para as mulheres.
Tanto a bulimia nervosa, como a anorexia nervosa são mais comuns em mulheres do que em homens, sendo que menos de 10 por cento dos casos são constituídos de homens. O início dos sintomas na bulimia nervosa ocorre entre os 16 e 19 anos de idade, mas observa-se que a procura por tratamento médico demora, em média, cerca de 5 anos. Esse fato decorre, freqüentemente, de sentimentos de culpa e vergonha, bem como da idéia de que este não seja um problema médico.

O carinho e atenção são essenciais para a cura do individuo com um destes transtornos.

Beijos com carinho da Pera.

22 comments:

Anónimo disse...

Obrigado pela força, Perinha. Te adoro muito muito. MANGO

Su disse...

Pois é, eu confesso... Esta páscoa comi algumas amêndoas, mas agora eu vou reparar o mal que fiz!!!

Carol Fonseca disse...

Opa... chocolates apareceram sim, mas moderadamente, e com isso consegui manter meu lindo pesinho!!! Uhuuuuu!!! Agora a batalha continua pra eliminar o que falta!!! ;)
Bjus

Carol Fonseca disse...

Estou respondendo o questionário das Blogueiras Lights do dia 29/03!!! :oP
1) Fem./27 anos/1,50m
2) Namorando.
3) Já perdi 7,2kg. Pretendo ainda eliminar mais alguns.
5) Ajudou.
6) Brasil.
7) Não.
8) Um blog que não fale apenas de dieta e sim dos desafios da pessoa.
9) Amigas e por gostar de blogar. (querer emagrecer tbm)!!!
10) Nenhuma diferença.
11) 2x.
12) tabela. régua. foto do antes e depois (se a diferença for visível) e se pesar sempre.
13) não sei.
14) Gosto mais de post pessoais. Mas curto ler reportagens.
15) Nada demais. Comento por ter gostado da pessoa.
16) Sim.
17) Ainda não.
18) Sinceramente? Não!
19) Acontece de vez em quando.
20) Emagrecimento, amizade e diversão.

Anónimo disse...

Humm.. eu pedi pra vc divulgar nosso encontro daqui de Brasília tb... Mas acho q vc naum viu.. enfim.. Bjus e boa semana

Anónimo disse...

Oi, gostaria que me ajudassem a divulgar o desafio que estou fazendo. Eu sou do "jardimdaelaine.zip.net", mas decidi criar um novo blog, http://desafioprincesas.zip.net, para me ajudar e ajudar amigas a emagrecer. A idéia é adesão de meninas que não estejam em nenhum outro desafio. Por isso vim aqui, pois acredito que algumas inscritas aqui ainda estejam orfãs como eu rsrs... Conto com vocês.. Bjs

Anónimo disse...

Esta páscoa teve MUUUUITO chocolate mas foi muito mais feliz do que a 2004. Comi conscientemente e a minha consciência e a balança não pesaram a mais por isso :)

Beijos

Suelen disse...

oi eu naum sei como grudar o selinho acredita!??e serio,eu quero participar de tudo e fazer amizades,e claro emagrecer!!!
ME MANDE RESPOSTA,MEU BLOG É
WWW.PELAULTIMAVEZ.BLOGSPOT.COM
tenho varias duvidas,desde como grudar o selinho até como responder o questionario!!e serio e olha que fiz aula de computação..
E GOSTARIA MUITO DE UM ENCONTRO AQUI EM LONDRINA,SE SOUBER DE ALGO ME AVISE...MANGO!!!BRIGADUXXXX,PELA AJUDA!!!

Anónimo disse...

Adoreiii aqui!

Anónimo disse...

F, 18, 1.62 m

namorando

13,5 kg, e ainda falta mtoooo

o meu namorado nunca me cobrou para emagrecer, mas agora que estou no processo é a pessoa que mais incentiva e ajuda!

brasil

acho que não, todo mundo está aqui por um obejtivo: emagrecer
expor suas diferenças, suas dificuldades, pediso de ajuda e ajudar... isso pra mim é o suficiente

não sei, rs. talvez pelo fato de ser bem gostoso o clima dentro da blogosfera

nunca senti essa diferença...

sim

uma vez por semana, toda segunda

fotos qnd se dá pra notar bem a diferença, peso semanal e dicas

régua

prefiro post pessoais, com dicas
sei lá.

nem ligo pq sei que as pessoas que vão no meu blog tb querem ajuda e estão dispostas a ajudar... posso até voltar no blog da pessoa que não comentou no meu. o que faz diferença é minha postura em relação a isso!

todas meninas que vão aos encontros da blogosfera light do rj, são minhas amigas!

já muitassss, rs. hoje em dia me importa com elas como se fosse qualquer outra amiga de anos!

sinceridade? acho que não!

no início do meu processo, não era frequente. mas depois que desanimei e estou voltando os deslizes tem acontecido... principalmente em relação aos doces!

amizade, cumplicidade e determinação!

Anónimo disse...

Vocês conhecem a imperadora SISSI? tem um filme sobre ela. Ela propria ja sofria de anorexia, fazia exercicio fisico o dia todo e comia uma maça e suas sementes apenas, durante o dia. Era paranoica com o cabelo e o peso. Louca mulher nao é? Beijao Perinha.

Anónimo disse...

Oie!!!
Ficou muito legal o blog!
Tenha um otimo feriado!!
bjo!
P.S.: atualizei o meu blog!

Jacilene disse...

Meninas,

Cheguei... E quero que seja p'ra ficar!! (re)comecei minha caminhada há poucos dias e já tenho minha casinha!! Espero a visita de muitas blogstars por lá!!
Tudo o que eu quero é partilhar minha caminhada rumo ao meu peso ideal com pessoas que se identifiquem comigo... Muitos beijos. Jackie

Keka disse...

Oi!!!! Sou nova na blogosfera (na verdade, nem tão nova assim) e gostaria de pedir às frutinhas que me ajudassem a divulgar meu blog!!! Ah! Já respondi o questionário e deixei as respostas no próprio post do dia 17/03! Coloquem meu bloguinho na listinha, pleeeeeeeeease! Chata, eu? Imagiiiiiiiina! :oP
Endereço do meu blog: http://saudemagrecer.blogspot.com

Frutinhas, leiam meu questionário!
Beijos!

Anónimo disse...

Olá Frutinhas e todas da Blogsfera ligth!
Fique muito feliz com o selinho do meu encontro aqui! Eu e a Claudia estamos organizando com muito carinho pra que seje muito gostoso e que seje tambem o primeiro de muitos que virão pela frente! Bjs e não esqueçam é dia 13 de Maio as 14 horas em SP

Valquíria disse...

Oi frutinhas!
Vcs perguntaram meu e-mail p/ responder o questionario,e ntão vou deixar dois ok?
valmoraesantos@yahoo.com.br
ou
valquiria.santos@gpetro.com.br
ok?Podem mandar, beijão!

Anónimo disse...

quero participar, vi que vocês só tem um menino participando, estou precisando perder 30 kg!

queria saber o que é preciso para participar?
lendari0@ig.com.br

Anónimo disse...

amei o blog de vcs, é a 1 vez q venho aqui, assim q possivel, me visitem e divulguem meu blog, beijos

Anónimo disse...

Resposta do questionário:
1)Fem, 24 anos, 1,62
2)Solteira
3)uns 10 quilos, mas não hj em dia, atualmente não tenho quase força pra lutar contra a balança.
Quero perder 40 kgs
4)Bastante, primeiro pq por me achar feia e desinteressante, acabo não me amando e com isso afasto os outros.
5)nao tenho amor,snif snif.
6)Brasil
7)Não, acho tudo bem misturado, onde uma dá força e ajuda a outra.
8)È um diário em q as pessoas emagreceram ou querem emagrecer e contam as suas historias, e as pessoas, lêem esses diários e se espelham pra emagrecer tb.
9)eu acho o blog importante, pq a gente vê q as pessoas almejam os mesmos ideiais
10)Nunca percebi.Creio q a motivaçao de quem se encontra perto do seu ideal seja maior.
11)Eu corro da balança, mas to pretendendo comprar uma pra mim
12)AS historias de sucesso, a tabela com pesos e medidas,e as fotos do antes e depois.
13) Curto todos, quanto mais incrementado melhor.
14)Gosto muito,as vezes passamos por coisas parecidas ao q aparece nos artigos e lá geralmente vemos dicas q nos ajudam no nosso problema
15)Acho chato, e desestimulante
16)Sinto q existem pessoas preocupadas comigo e com meu bem estar e muita cumplicidade.
17)Já conhecia uma, foi ela inclusive q me apresentou esse mundinho.
18)Talvez não.
19)Muito freqüente.
20)Carinho, sinceridade e Reeducação

Anónimo disse...

humm.. acho q poderíamos ter mais atualizações... afinal são tantas pessoas.. tantos blogs.. q temos noticia suficente para todos os dias...O q acham? .. eh uma opinião.. não sei.. bjus

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Olá a todas as frutinhas...comecei esta batalha há relativamente pouco tempo, e andar pela blogosfera light tem sido fundamental!Como posso me inscrever na vossa comunidade de frutinhas...é que por acaso eu sou uma ...framboesa!

Bjs

Anónimo disse...

O que está acontecendo aqui? Algum problema com alguma das frutinhas? Vocês não atualizam o blog, não aceitam as inscrições... e nem atualizam os links.. poxa.. Deixei vários recados e ninguém me respondeu.. fiquei triste.. Tinha até pego o selo, mas como faz 20 dias e ainda não sei se fui aceita, tirei do blog.. Mas uma blogosféra que não deu certo.. Pena